As secretarias estaduais da Educação da Bahia e do Paraná assinaram, hoje (4), em Curitiba, termo de cooperação mútua visando doação, por parte do Paraná, de softwares que possibilitam a construção de um ambiente virtual pedagógico colaborativo, além de disponibilizar suporte técnico para implantação de uma TV web (pela internet) pública na Bahia, que atenda às demandas das redes de ensino estadual e dos municípios.
O secretário baiano, Adeum Sauer, e o do Paraná, Maurício Requião, juntamente com o diretor geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Penildon Silva Filho, representaram os interesses das duas unidades federativas, em solenidade realizada no encontro "Escola de Governo", semanalmente transmitido ao vivo pela TV Educativa paranaense, com a presença do governador Roberto Requião. A assinatura do termo de cooperação aconteceu durante a realização do 13º Congresso de Educação a Distância da Associação Brasileira de Educação a Distância –
ABED
A TV pública baiana será veiculada na internet e deve atuar nos moldes da TV Paulo Freire, experiência de sucesso realizada no Paraná. Nesta parceria, a SEC se compromete a disponibilizar a sua infra-estrutura técnico-pedagógica em Educação à Distância (EAD) para a rede paranaense. Dessa forma, a TV Paulo Freire e a TV EAD da Bahia, que terá o nome do patrono da instituição, o educador baiano Anísio Teixeira, se comprometem a compartilhar o acervo de imagem, som e vídeo e a fornecer mutuamente consultoria técnica e pedagógica.

Educomunicação

Durante a assinatura do termo de cooperação, o secretário Adeum, afirmou que o sistema de TV on-line será instrumento para integração entre a rede estadual e as redes municipais do estado. "Esta parceria é mais um avanço dessa gestão porque a Educação não pode ignorar os avanços tecnológicos da informação e comunicação. Pelo contrário, temos que incorporar e inovar metodologicamente", argumentou.
O secretário paranaense, Maurício Requião, explicitou o interesse da rede de seu estado em incorporar a experiência e abordagem em Educação a Distância (EAD), que tem se desenvolvido na Bahia pelo IAT e é especialmente voltada para a formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da Educação. O Paraná atua com softwares livres que serão disponibilizados juntamente com uma consultoria pedagógica, em benefício dos dois estados.
"A parceria é um exemplo de soluções que se dão no âmbito público, pode ter grande impacto e quase sem custos para o governo", explicou Sauer. O secretário defende a estruturação de sistemas que interliguem as diversas unidades que compõem a Rede de ensino. A Bahia conta com 1.756 escolas estaduais e contempla 1,3 milhões de alunos.
O diretor do IAT ressaltou que “a implantação da TV EAD terá uma proposta sócio-construtivista que valorizará a diversidade cultural da Bahia. Vamos aprofundar o uso das tecnologias educacionais e desenvolver a educomunicação. Nesta experiência, os protagonistas serão alunos e professores". Ele fará visita às instalações da TV Paulo Freire e participará do 13º Congresso Internacional de Educação à Distância, em Curitiba.

Rede Educação

"Para empreender a formação efetiva dos profissionais da Educação num estado que tem as dimensões geográficas da Bahia, a abordagem da educação à distância pode oferecer uma perspectiva de qualidade sustentável", garantiu Alfredo Matta, diretor de Educação à Distância e Tecnologias Educacionais do IAT e membro do conselho deliberativo da ABED.
O presidente entidade, Frederic Litto, saudou a iniciativa. "Estamos num mundo de grande complexidade. Ninguém deve se atrever a realizar projetos isoladamente. Estou feliz em saber que Bahia e Paraná estão juntos na implementação de projetos de aprendizagem, tecnologia e capacitação de crianças, jovens e adultos. E estou muito contente que o ambiente do Congresso Internacional da ABED tenha sido importante para esse encontro", festejou Litto.