A Bahia é o estado com o maior número de escolas inscritas no Ministério da Educação (MEC) para oferecer a Educação Profissional a Distância a partir de 2008. As 23 escolas da rede pública que atualmente oferecem cursos técnicos presenciais devem oferecer mais 9.100 vagas em 26 cursos técnicos da modalidade a distância, após avaliação do MEC sobre as propostas de implantação.
Diante dos esforços da Secretaria Estadual da Educação (SEC), que ajustou e cadastrou cada proposta, viabilizando desde o embasamento curricular até as condições tecnológicas para implantação, a expectativa é de que todos os cursos sejam aprovados e implantados no próximo ano.
Para cada curso inscrito, a SEC pré-selecionou uma proposta de implantação de acordo com os arranjos produtivos dos territórios onde os cursos serão implantados, o que implicará no atendimento das demandas locais e, conseqüentemente, no desenvolvimento regional.
O trabalho de elaboração dos projetos contou ainda com a participação do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que também entrarão com o treinamento dos educadores técnicos.
Ao preencher os formulários de inscrição, a escola é abordada sobre a estrutura física e pedagógica. Ela tem que optar se as aulas serão ministradas pela internet, TV a cabo ou por fax.