As editoras Via Litterarum e Editus/Uesc já escolheram os três primeiros colocados nas categorias infanto-juvenil, poesia, romance e conto, da segunda edição do concurso literário Bahia de Todas as Letras, referente ao período Primavera de 2006-Inverno de 2007. Os classificados em primeiro lugar de cada categoria farão jus ao prêmio oferecido pela Fundação Chaves, patrocinadora da premiação.
O prêmio será entregue no lançamento da antologia, que publicará, em dois volumes, os classificados. Os contos, poemas e a obra infanto-juvenil classificada em primeiro lugar ficarão em uma publicação e o romance, em outra, em razão de sua extensão. A editoração da antologia já está finalizada.
Todos os classificados obtiveram média igual ou superior a 7. Concorreram a esta segunda edição do Bahia de Todas as Letras 62 poesias, 42contos, cinco obras infanto-juvenis e oito romances.
Os três primeiros trabalhos colocados na categoria obras infanto-juvenis são: 1º lugar para O menino que morava no umbigo do mundo, de autoria de Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva, pseudônimo Maluquinho , natural de Campinas, SP, residindo atualmente em Feira de Santana, BA. Em 2º lugar, A história de um planeta, de Rebeca Hönig, pseudônimo Rebeca Estrela, nascida em São Paulo, capital e residente em Itacaré, BA. E, em 3° lugar, Contadores de outras histórias, de Fabiana Pacheco Araújo, pseudônimo Virginia Mistral Leão, nascida em Mulungu do Morro, na Bahia, residente hoje em Barreiras, na Bahia.
Na categoria poema, os três primeiros classificados foram: em 1º lugar, Solidão, de Isis Morais Ramos, pseudônimo Nefertiti, nascida e residente em Feira de Santana. A segunda colocação coube ao poema Plantio, de Luís Cunha Pimentel, pseudônimo Nenga, nascido em Feira de Santana e morador do Rio de Janeiro. E, em 3º lugar, A saga da última flor, de Yara Smith Lima, pseudônimo Morgana, nascida e moradora de Itabuna.
Os vencedores na categoria romance são: 1º lugar, O relógio da torre, de Carlos Geraldo D’Andrea Espinheira, pseudônimo Gervásio Vieira, nascido em Poções, BA e residente em Salvador. O 2º lugar coube a Os filhos do desejo, de Iranaia Barreto Alves, pseudônimo Rocha, nascida em Poções e residente em Salvador. A 3ª colocação ficou com A casa de vidro, de Mariana Passos Souza, pseudônimo Laura Lima, nascida em Algodão, município de Ibirataia, BA e residente em Itabuna.
Na categoria contos, três foram classificados em 1º lugar. Narcisa, de Daniel Pitangueira de Avelino, pseudônimo Plig, nascido em Salvador e residente em Brasília; Refresco de manga, de Luís Pimentel, pseudônimo Nenga, nascido em Feira de Santana e residente no Rio de Janeiro; e Safira, de José Maciel Neto, pseudônimo Zé Parente, nascido e residente em Salvador.
Para o 2º lugar, foram classificados A sala, de Paulo Raviere Barreto Dourado, pseudônimo Primo Argemiro, nascido em Irecê e residente em Salvador e Pirilampos cor-de-rosa no quintal da minha casa, de Viviane Savastiano Brígido Silva, pseudônimo Luísa Carla, nascida e residente em Salvador. O terceiro colocado foi Vinte e cinco carneiros, de Heitor Brasileiro Filho, pseudônimo Fauno, nascido em Jacobina, BA e residente em Ilhéus.