A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve, a partir de segunda-feira (1º), para o vestibular de 2008. São 785 vagas em 22 cursos, a exemplo de Medicina, Farmácia e Engenharia da Computação, oferecidos somente no vestibular de início de ano. As inscrições serão realizadas até 21 de outubro, exclusivamente pela internet (www.uefs.br, seção Processo Seletivo).
Está mantido o sistema de política de inclusão no ensino superior. Será o terceiro vestibular com a adoção do sistema de cotas, com reserva de 50% das vagas para quem cursou o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental (da 5ª à 8ª série) em escola pública. Dessas, 80% são destinadas a candidatos que se declararem negros. Estão garantidas ainda duas vagas a mais, em cada curso, para indígenas e quilombolas.
Será cobrada uma taxa de R$ 80, a título de ressarcimento de despesas com materiais e serviços, incluída a taxa de serviço bancário através de boleto. A Uefs, no entanto, oferece 1.800 isenções, 200 a mais que as do último vestibular, para alunos que tenham cursado todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública. O prazo para pedido da isenção já foi encerrado.
As provas serão aplicadas de 27 a 29 de janeiro de 2008, em Feira de Santana, independentemente do local em que o candidato efetivou a inscrição. O endereço da realização das provas será divulgado no cartão de convocação, entregue de 8 a 11 de janeiro. O edital do Prosel 2008.1 está na internet (www.uefs.br, seção Editais).