Pela primeira vez, o Prêmio Técnico Empreendedor, realizado há cinco anos pelo Ministério da Educação (MEC), abre inscrições para instituições estaduais e municipais. Agora, os cerca de seis mil alunos matriculados em cursos técnicos e profissionalizantes da rede estadual da Bahia vão poder concorrer às premiações que variam entre R$ 600 e R$ 4,5 mil, destinadas a projetos empreendedores.
Desde 2002, participavam somente instituições federais. As inscrições vão até o dia 14 deste mês e a entrega de projetos deve ser feita até 29. Ambos podem ser feitos na secretaria da escola técnica onde o aluno estuda.
No total, serão R$ 79,2 mil em prêmios distribuídos em seis categorias – três para cursos técnicos e três para cursos tecnológicos. Os trabalhos podem ser inscritos com tema livre, inclusão social ou cooperativista. A premiação dos estudantes ocorre em três etapas: estadual (R$ 600, certificado e troféu), regional (R$ 900, certificado e troféu) e nacional (de R$ 1 mil a R$ 3.500, certificado e troféu). Na etapa nacional, os professores orientadores dos projetos também são reconhecidos, com prêmios de R$ 1 mil a R$ 2 mil de acordo com a colocação.
Criado em 2002, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o prêmio Técnico Empreendedor tem o objetivo de reconhecer e divulgar atividades empreendedoras e cooperativas desenvolvidas por estudantes, que possam se transformar em soluções técnicas executáveis em qualquer área de atividade produtiva, relacionada a bens, produtos ou serviços. O empreendimento deve ser viável social e economicamente, respeitar princípios éticos e também preservar o meio ambiente.
O prêmio possibilita também a iniciação dos alunos no mundo do trabalho. Empreendimentos como a cadeira de rodas motorizada, o leite de cabra em pó e tecnologias de incremento na produção de algas e tilápias, foram vitoriosos em edições anteriores do prêmio e já se inseriram no mercado produtivo.
“O prêmio incentiva os alunos a desenvolver o espírito empreendedor e a escola a se tornar o espaço de construção de futuras trajetórias profissionais”, avalia o coordenador de Educação Profissional da SEC, Roberto Mello.

Outra novidade da edição deste ano é a inclusão da temática Cooperativista, que traz para o prêmio a parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os alunos que inscreverem projetos com esta temática deverão apresentar inovações que auxiliem ou incrementem o trabalho de uma cooperativa já criada e em funcionamento. O cooperativismo tem 13 ramos, que abrangem agropecuária, educação, trabalho, transportes e até a inclusão social. Outras informações através do telefone (71) 3115-9192 ou pelo e-mail: educprofissional@sec.ba.gov.br.