Três trabalhos foram apresentados por professores e alunos do Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no 37º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. Dois provenientes das atividades de iniciação cientifica e outro de uma nova linha de pesquisa. Considerado um dos mais importantes eventos da especialidade realizado no Brasil, o congresso foi no inicio deste mês, em Goiânia(GO).
Um dos trabalhos, “Terapia oclusora percutânea das varizes e telangiectasias dos membros inferiores-Ensaio clínico aleatório”, é o primeiro resultado concreto de uma nova linha de pesquisa que está em implantação no recém inaugurado Centro de Pesquisa em Ciências e Tecnologia das Radiações (CPqCTR), pelo Núcleo de Física Médica, e é, também, tese de doutoramento do professor Marcelo Araújo.
O tema dos trabalhos de iniciação científica foi o “Pé diabético”, abordando o aspecto epidemiológico e preventivo, vertente que foi amplamente elogiada, já que os trabalhos desta área, habitualmente, são realizados quando os pacientes já apresentam lesões muitas vezes definitivas.
Tais trabalhos intitulados “Fotopodoscopia – Apresentação e avaliação de uma técnica de documentação das alterações dos pés de pacientes diabéticos” e “Freqüência do binômio isquemia” neuropatia em pacientes diabéticos atendidos no programa “Mais Saúde Bahia”, foram desenvolvidos pelos alunos da 4º ano do curso de Medicina e bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Cientifica da Uesc, Ivo Arão Silva dos Santos e Ricardo Carneiro Campelo, orientados pelo professor Marcelo Araújo, em colaboração com a professora Roseane Montargil Rocha.