Mais de 1.800 escolas atendidas, 1,3 milhão de alunos beneficiados e 5 mil professores capacitados. Este é o balanço do Projeto Crescendo – Cidadania Ativa, que está sendo executado pela Agerba, autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra), com o objetivo de levar aos alunos da rede pública de ensino, conhecimentos sobre direitos e deveres do cidadão nas áreas de energia elétrica e transporte rodoviário intermunicipal. O programa já chegou a 309 dos 417 municípios baianos.
Este mês, o projeto foi implantado nos municípios do Baixo-Sul, capacitando 309 professores, beneficiando 116 escolas e 23 mil alunos de Maraú, Camamu, Igrapiuna, Ituberá e Cairu. Os professores atuam como agentes multiplicadores e têm sido parceiros da Agerba na execução do programa.
Criado em 2001 pela Agerba, por meio de convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e em parceria com as concessionárias Coelba e TWB, o Projeto Crescendo foi contemplado com quatro prêmios por sua importância para o estímulo à prática da cidadania. A experiência pioneira foi levada inclusive à África, durante o Simpósio Internacional de Regulação, realizado em Cabo Verde.
"Contamos na Bahia com 3,2 milhões de consumidores de energia elétrica e cerca de 10 milhões de pessoas utilizam, mensalmente, o transporte intermunicipal de passageiros. É importante que os alunos das escolas públicas, que no futuro serão consumidores, sejam preparados agora para que possam defender seus direitos com fundamento. Como agência fiscalizadora, é dever da Agerba promover ações focadas na eficiência e na melhoria dos serviços que chegam à população", destacou o diretor-executivo da agência, Antonio Lomanto Netto.
Os recursos para a execução são da ordem de R$ 1,2 milhão e o projeto tem como materiais didáticos, kits sobre a temática de energia elétrica e o transporte intermunicipal, contendo, em cada kit, um livro, um vídeo e um compact disc.
Os livros levam aos alunos conhecimentos sobre a reforma institucional do setor elétrico, os agentes reguladores, os princípios legais e normativos da regulação, a importância do transporte na qualidade de vida da população, qualidade de serviços, direitos e deveres dos usuários, entre outros temas.
Além dos municípios do Baixo-Sul, o Projeto Crescendo chegou este ano, também a Belmonte, Itapebi, Mucuri, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Ibirapuã e Lajedão, no Extremo-Sul do Estado. Até o final deste ano, mais sete municípios serão atendidos – Irará, Santanópolis, Ouriçangas, Santa Brígida, Jeremoabo, Nova Glória e Paulo Afonso.