Reforçar a ronda escolar, tornar as escolas mais atrativas e levar a comunidade para dentro dela, no intuito de que ela se sinta co-responsável nos processos de mudança. Estas foram algumas propostas apresentadas pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), durante sessão promovida sexta-feira (14) pela Comissão de Educação na Assembléia Legislativa para discutir a segurança escolar.
Representando o secretário Adeum Sauer, o diretor geral da secretaria, Carlos Pedrosa, afirmou que a construção de uma política pública que garanta a segurança nas escolas é uma prioridade dessa gestão. “Não temos dúvida de que a escola sofre influências do meio em que está inserida. Se é um bairro violento, inevitavelmente ela romperá os muros e chegará a escola. Cabe a nós, junto a comunidade e com uma parceria com a Polícia Militar, mudar esta realidade”, avaliou.
O presidente da comissão, deputado Zilton Rocha, disse que espera que o governo dê uma série de encaminhamentos no enfrentamento deste problema. “Esperamos políticas no sentido de ir às causas e não somente às conseqüências”, defendeu.