Agora, a população baiana vai poder saber quais os recursos que chegam às escolas da rede estadual e como eles são investidos. A Secretaria da Educação (SEC) apresentou hoje (26) aos dirigentes escolares o programa Transparência na Educação: A Escola Integrada à Comunidade, que vai disponibilizar todos os dados sobre o recebimento e a aplicação financeira dos recursos oriundos do Estado e da União pelas escolas no site da secretaria (www.sec.ba.gov.br).
O balanço será divulgado todo dia 13 de cada mês, a partir de novembro. Atualmente, o programa está na sua fase piloto em cinco escolas. Em novembro passa a atingir 600 das 1.753 escolas e em janeiro estará presente em todas elas. O programa foi lançado durante videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a participação do secretário da Educação, Adeum Sauer.
Para o secretário, o Transparência na Educação faz parte de um conceito do atual governo, que é a transparência na gestão. “Em um governo democrático e participativo, é fundamental a contribuição de todos os atores sociais. Fico muito satisfeito em ver que o conceito de democracia vem sendo praticado”, disse Sauer, que considera a descentralização um elemento importante para a eficiência na gestão pública.
Em agosto, o governo estadual também disponibilizou o acesso da população às suas contas. Trata-se do Transparência Bahia, que permite o acompanhamento e a fiscalização on-line das ações do Estado por meio dos sites www.sefaz.ba.gov.br e www.comunicacao.gov.br. Nesses endereços o cidadão encontra todas as informações sobre receitas e despesas.