A Universidade Estadual de Santa Cruz recebeu do Consejo Iberoamericano em Honor a la Calidad Educativa (CIHCE), o Prêmio Ibero-Americano de Excelência Educativa 2007, concedido a instituições e profissionais líderes da educação ibero-americana, responsáveis por impulsionar valores éticos e humanos para a formação de cidadãos que se destacam em suas respectivas especialidades.
A entrega da honraria aconteceu no último dia 14, na III Cumbre Iberoamericana: Educación Integral – Clave Del Cambio, realizada na cidade do Panamá. A Uesc esteve representada pelo reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva, que recebeu o troféu das mãos do presidente do Consejo Iberoamericano, Omar Leal. Na mesma solenidade, ele foi agraciado com as condecorações correspondentes ao título de Doutor Honoris Causa e de Magister em Gestão Educativa em Iberoamérica.
A indicação da Uesc foi feita por seis universidades – três federais, uma comunitária e duas estaduais – “pelo destaque da instituição no campo da educação superior e por suas ações de inclusão social na comunidade geoeducacional em que está inserida”, como justificou o professor Joaquim Bastos. Na ocasião, o reitor visitou a Universidade de Cólon, instituição pública, onde discutiu a possibilidade de firmar convênios para parcerias na área de energia renovável.
A III Cumbre Iberoamericana é considerada o mais importante evento na área da educação na América Latina. Dele participaram representantes de 22 países, dentre os quais, três da América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México – das Américas Central e do Sul, além de Espanha e Portugal. Cerca de mil instituições de ensino superior estiveram presentes. Dois dias da programação foram dedicados a palestras, em três turnos e os demais a reuniões de trabalho em grupos específicos de cada área.