O Programa de Pós-graduação em História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia, no campus V, em Santo Antônio de Jesus, abriu inscrições para a seleção de Aluno Regular 2008. De acordo o edital, os interessados devem comparecer de 1º a 15 de outubro próximo, na secretaria do programa (Rua Monsenhor Antônio Oliveira, nº 81, 2º andar, Centro) das 14h às 17h, nos dias úteis, para efetivar a inscrição. Quem não residir na cidade deve utilizar os Correios, via Sedex.
Esta é a segunda seleção realizada pelo programa, que recebeu recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 14 de junho de 2006. A taxa de inscrição é de R$100 e deve ser paga por depósito identificado em nome da Uneb/Santo Antônio de Jesus, no banco Bradesco, agência 3567-0, Conta Corrente 10425-6.
O mestrado oferece 20 vagas. Obedecendo à política de cotas, 40% são destinadas a negros e 5% para indígenas, conforme resolução 468/2007 do Conselho Superior Universitário (Consu). Os interessados devem optar, por meio da ficha de inscrição, entre as linhas de pesquisa estudos regionais (campo e cidade) ou estudos sobre trajetórias de populações afro-brasileiras.
Segundo o professor Walter Fraga Filho, coordenador do curso, o objetivo do mestrado não é somente capacitar graduados em História, mas proporcionar um impacto no ensino da disciplina nas escolas públicas de 1º e 2 grau da Bahia, e formar um núcleo de pesquisa que pense novas formas de analisar a história do nosso estado.
Os documentos exigidos são, uma foto 3×4 recente, cópias autenticadas da carteira de identidade, do CPF, do diploma de graduação e do diploma da maior titulação do candidato, se houver; comprovante de pagamento da taxa de inscrição, e três vias do projeto de pesquisa e do curriculum vitae (recomenda-se o uso da Plataforma Lattes). A homologação das inscrições será publicada no dia 22 de outubro, no Portal Uneb ou no site do mestrado.