Conquistar o selo Município Livre do Analfabetismo. Este é um dos objetivos do programa Salvador, Cidade das Letras, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e que tem a participação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
O Departamento de Educação (DEDC) do campus I da Uneb, em Salvador, responsável pelo programa na instituição, está cadastrando até terça-feira (25) professores e estudantes interessados em participar da seleção para as funções de formador e alfabetizador do Cidade das Letras.
Os candidatos devem enviar o currículo para o e-mail cidadedasletras@listas.uneb.br, informando a função que gostariam de exercer.
Quem desejar participar como formador deve possuir graduação, especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ter experiência na área. Já para atuar como alfabetizador é necessário o ensino médio completo e, de preferência, ser estudante de curso de licenciatura. Todas as informações devem ser comprovadas.
O Cidade das Letras é um programa de alfabetização de jovens e adultos que, em parceria com o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC), pretende cadastrar 60 mil pessoas não-alfabetizadas para, em oito meses, participarem do processo de alfabetização.

Cursos

Além da alfabetização, o programa oferece cursos de artesanato, alimentação alternativa, atendimento ao público, eletricista, empreendedorismo, trabalho doméstico, informática e jardinagem. As aulas começam em 1º de outubro.
Existem em Salvador 113 mil analfabetos absolutos, representando 5,8% do total de habitantes da capital baiana, sendo que 86% desse contingente é formado de pessoas acima dos 30 anos, a maioria mulheres. O selo Município Livre do Analfabetismo é concedido às cidades que atingirem a marca de até 4% de analfabetos.
Os resultados da seleção de formador e alfabetizador devem estar disponíveis a partir do dia 27 deste mês no Portal Uneb (www.uneb.br) e no DEDC.