A delegação baiana que seguiu nas primeiras horas de hoje (26), para disputar a partir de amanhã (27), a primeira etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2007, já está hospedada no Nacional Vilage Hotel, em Poços de Caldas. O grupo, sob a responsabilidade da Sudesb, viajou cedo de avião para São Paulo (00:20h) e de lá foi conduzido de ônibus para a cidade mineira, onde os jogos serão disputados até o dia 7 de outubro.
Esta é a terceira edição do evento, que vai contar com a presença de alunos de escolas públicas e privadas, com idade entre 12 e 14 anos. Ao todo, serão cerca de 3.200 estudantes de 750 escolas, participando da competição em nove modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.
As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. Dessa forma, chegam à disputa nacional as escolas que tiverem se classificado primeiramente na etapa municipal e, posteriormente, na estadual.
Como vem acontecendo desde 2005, quando o evento substituiu os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), o conceito e as formas de disputa foram ampliados. A competição, hoje, está dividida em duas faixas de idade: de 12 a 14 anos e de 15 a 17. Esta última faixa etária vai disputar os seus jogos, em João Pessoa, na Paraíba, em novembro.
O novo formato pretende reforçar a participação social durante os dias de competição. Paralelamente às disputas esportivas, serão organizadas palestras com atletas olímpicos, passeios ecológicos e apresentações de dança e folclore nacional. No ano passado, também em Poços de Caldas, a competição reuniu cerca de 2.700 estudantes de 670 instituições de ensino.
O evento é uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.