Oito partidas movimentam, neste final de semana, o 1° Jogos Comunitários da Bahia (Jocomba), que envolvem até meados de novembro, 64 equipes de 16 núcleos urbanos de Salvador, com disputa nas modalidades futsal, basquete e voleibol (categorias masculino e feminino). O evento é realizado pelo Fórum Comunitário de Esporte e Lazer e da Federação de Futebol Não Profissional da Bahia, com apoio da Sudesb.
Sábado (22), no Centro Esportivo Armando Oliveira (Avenida Gal Costa), jogam futsal juvenil pela manhã, as equipes da Liberdade x Brotas e Centro x São Caetano. À tarde, Sussuarana x Pau da Lima e Periperi x São Cristóvão.
Domingo, no Ginásio de Esportes Antonio Balbino (Balbininho), jogam pela manhã, as equipes de voleibol feminino da Sussurana x Boca da Mata e Águas Claras x Caixa D’Água. À tarde, no mesmo local, pelo basquete masculino, Cajazeiras VI x Boca da Mata e Pau Miúdo x Praia Grande.
Na abertura do Jocomba, semana passada, a equipe de Jardim Praia Grande goleou Periperi por 6 a 4, no futsal masculino. Águas Claras ganhou por 3 sets a 0 para Sussuarana, no voleibol feminino. No basquete masculino, Pau Miúdo derrotou Cajazeiras por 39 a 32, e Praia Grande venceu Boca da Mata por 28 a 10.

Inclusão social

O Diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, (Bobô) abriu a competição afirmando que “o Governo do Estado prestigia o evento porque ele incentiva o esporte como meio de inclusão e de integração social”. “Dentro da filosofia da nossa autarquia, de fomento às práticas esportivas, acreditamos que a participação de todas as classes sociais, usufruindo os benefícios saudáveis do esporte, deixa o estado, como instituição, cada vez mais fortalecido”, enfatizou.
Além da cessão do Ginásio de Esportes Antonio Balbino (Balbininho) e do Centro Esportivo Armando Oliveira, a Sudesb também trabalhou na capacitação dos árbitros, que foram escolhidos pelos próprios organizadores dentro das comunidades. “A partir de agora, cada um deles terá uma nova profissão para trabalhar”, afirmou Bobô.
O I° Jocomba não tem a finalidade de concorrer com qualquer outro programa ou projeto governamental. Segundo seus organizadores, a expectativa é de apenas colaborar com a implantação de políticas públicas para o esporte na Bahia, por meio do segmento comunitário. Na semana passada, paralelo ao evento, houve uma Feira de Saúde, envolvendo medição pressão arterial e glicemia, aplicação de flúor, corte de cabelo, manicure e pedicure.