A parceria entre o Governo do Estado e a Federação Baiana de Futebol (FBF) foi renovada hoje (25), com o relançamento do projeto Sua Nota é um Show, que terá algumas modificações a partir de agora. O contrato de 2007 prevê que a FBF realize alterações no sistema de troca para os jogos do Bahia e do Vitória, visando dar maior comodidade aos torcedores, eliminar as filas e reduzir a ação dos cambistas.
A partir de agora, já desde o primeiro jogo apoiado pelo projeto (Vitória X Barueri, dia 6 de outubro), o torcedor deverá ligar para o número 3533-5050, digitar o CPF, reservar os ingressos (dois, no máximo) e retirá-los um dia antes do jogo no próprio estádio. Será nesse momento que os dez cupons fiscais deverão ser entregues.
O sistema impede a utilização do CPF mais de uma vez na mesma troca. A partir de 2008, também haverá eleição direta para a escolha dos dirigentes dos clubes que venham aderir ao projeto, assegurando a participação de todos os filiados.
Além disso, os benefícios do Sua Nota é um Show serão ampliados. A troca para eventos culturais e esportivos será mantida, mas o público terá ainda a possibilidade de trocar seus cupons e notas fiscais por CDs, DVDs e artigos esportivos promovidos pelo projeto.
Na Governadoria, o contrato foi assinado pelo governador Jaques Wagner, o secretário da Fazenda, Carlos Martins, e pela secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon. Para Wagner, o relançamento do Sua Nota é um Show é mais um dia positivo para o esporte baiano, especialmente para o futebol. “O projeto ajuda a fortalecer os nossos times e, com as mudanças implantadas, a população pode trocar seus ingressos de uma forma mais confortável e mais cômoda”, definiu o governador.
Este ano, a parceria entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a FBF já levou quase 950 mil torcedores aos jogos do Campeonato Baiano da 1ª e 2ª Divisões e nas partidas do Atlético de Alagoinhas e Poções na série C do Brasileirão, num investimento de mais de R$ 4 milhões. Em nome do futebol baiano, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, agradeceu a sensibilidade do governo em fortalecer o esporte no estado.
“Sem dúvida, essas mudanças representam um avanço e tornam o futebol baiano cada vez mais forte, focando todos os clubes e possibilitando que o torcedor possa ir ao estádio vibrar por seu time de uma forma digna”, falou Rodrigues. Para ele, a nova forma de troca de notas por ingressos é um avanço, pois dá credibilidade ao processo e “faz com que o torcedor não tenha o desconforto de enfrentar filas debaixo de chuva ou sol”.

Conscientização

O Sua Nota é um Show é uma das vertentes do Programa de Educação Tributária (PET-BA), da Sefaz, que tem o objetivo de desenvolver um trabalho de conscientização da população quanto à importância social do imposto, incentivando o hábito de pedir a nota ou o cupom fiscal e estimulando o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e o exercício da cidadania.
A troca de dez notas por ingresso, seja em estádios ou apresentações culturais, é uma forma de garantir a emissão dos documentos pelos estabelecimentos comerciais, evitando a sonegação fiscal.
O projeto apóia os clubes da Bahia que participam do Campeonato Brasileiro das séries B e C e da Segunda Divisão do Campeonato Baiano. “O Bahia sempre participou do Sua Nota é um Show e está participando esse ano por entender que, antes de obter retorno financeiro, o projeto representa uma obra social”, declarou o presidente do Esporte Clube Bahia, Petrônio Barradas, também presente na solenidade.