O 2º Distrito Naval, com sede em Salvador e formado pelos estados da Bahia e Sergipe, além do norte de Minas Gerais, entregou hoje (11) a autoridades civis e militares 21 medalhas de condecoração da Ordem do Mérito Naval, Militar e Mérito Marinheiro. As condecorações fazem parte da cerimônia do 142º aniversário da batalha naval do Riachuelo, comemorado pela Marinha em todo o Brasil.

Para o governador de Sergipe, Marcelo Deda, um dos homenageados, “receber essa medalha em Salvador me faz ainda mais feliz, pois essa cidade possui diversas referências para nossa história e para as tradições de construção da nação brasileira”, declarou. Ele disse que tem grande admiração pela Marinha do Brasil e pelo seu papel na consolidação da unidade nacional e na afirmação do país enquanto nação independente.

Segundo o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer, para a Marinha é muito importante homenagear personalidades que se destacam no cenário nacional. Ele lembrou que a batalha naval do Riachuelo é a data magna da Marinha.

“Foi o combate naval mais importante que ocorreu no Hemisfério Sul e é muito importante que nós possamos ter os nossos heróis todos homenageados” afirmou. Wiemer disse que, este ano, além da Batalha de Riachuelo, será comemorado também o bicentenário do patrono da Marinha, o almirante Tamandaré.

O governador Jaques Wagner destacou a importância do respeito às tradições. “Também acredito que relembrar os feitos maiores de heroísmo da nossa gente é sempre fundamental para a manutenção da história”.

Outras atividades

Foram também desenvolvidas diversas atividades por todo o território nacional para homenagear a data. Na Bahia, além da solenidade militar, fazem parte das comemorações a cerimônia no monumento aos Mortos da Guerra do Paraguai, a exposição A Nossa Marinha e a XXV Corrida Rústica Riachuelo, com percurso de 10 quilômetros. A atividade faz parte do Circuito de Corridas Rústicas da Capital e conta com o apoio da Federação Baiana de Atletismo (FBA).

O Aeroclube Plaza Show irá sediar, até o dia 17, a exposição A Nossa Marinha. A entrada é aberta a todos os freqüentadores do shopping, que poderão assistir vídeos sobre as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil, além de outros institucionais.

Haverá ainda mostra de equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais; de instrumentos náuticos do Serviço de Sinalização Náutica do Leste e divulgação das atividades realizadas pela Base Naval de Aratu e pela Força de Minagem e Varredura. No dia 16, a partir das 14 horas, a Banda de Fuzileiros Navais de Salvador se apresentará na praça de alimentação do shopping. 

A Batalha do Riachuelo foi travada no Rio Paraná com o objetivo de frear a carreira armamentista do Paraguai em busca da hegemonia continental sul-americana, em 1865, nas proximidades do rio Riachuelo.  O confronto foi fator decisivo para a vitória da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Uruguai e Argentina.