O ciclo de cursos Conversando com a sua História, da Fundação Pedro Calmon traz, amanhã (22), às 17 horas, a professora e doutora Nancy Sento Sé de Assis, que irá ministrar a palestra Baianos do Honrado Império do Brasil: Honra, Virtude e Poder no recôncavo, 1808 – 1809. Os cursos são abertos ao público e acontecem todas as terças-feiras no mesmo horário, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal).

Na palestra, a convidada abordará a discussão entre a honra pessoal e a afirmação da honra nacional no período do império, tema de sua pesquisa. O estudo tem como base processos crimes, periódicos, correspondências e atas das Assembléias Provincial e Geral, revelando a estreita relação entre as esferas pública e privada e os indivíduos das elites políticas do Recôncavo Baiano no período monárquico. Também serão abordados os significados atribuídos à honra, à virtude e ao poder entre os segmentos pobres e/ou escravizados da sociedade baiana do século XIX.

O projeto é uma realização da Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia, unidade que tem como objetivo proteger e promover o conhecimento da memória do Estado. Os cursos acontecem todas as terças dos meses de maio, junho, agosto setembro e outubro. O próximo será ministrado pela professora e mestra Maria José de Souza Andrade, no dia 29, com o tema Os recolhimentos baianos: seu papel social nos séculos XVII e XIX.