O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) inscreve, até 10 de agosto, para a VIII Caminhada do Folclore. O evento, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Cuca, pólo difusor das artes e da cultura em Feira de Santana e região, está inserido no Guia de Bens Culturais do Brasil por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O evento, que será realizado no dia 19 de agosto, marca o encerramento das comemorações da Semana do Folclore. “O objetivo é preservar a tradição popular, valorizando a cultura como forma de expressão maior de um povo”, salienta a diretora do Cuca, Selma Oliveira. A partir deste ano, cada edição do evento vai homenagear um artista ou grupo de cultura popular.

A proposta, segundo a coordenadora da caminhada, Tânia Augusta Pereira, é a apresentação de grupos folclóricos que deverão mostrar, ao longo da Avenida Getúlio Vargas, diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia. Serão apresentados repentistas, caretas, sambas, marujada, baianas, charangas, maculelê, mulinhas, bumba-meu-boi, forró pé-de-serra, quadrilhas juninas, entre muitas outras manifestações que expressam as raízes da cultura nordestina.