Um abraço simbólico, seguido da apresentação da Banda da Marinha, deu início hoje (14), às 9h, à comemoração do 196º aniversário da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris. Até amanhã (15), haverá palestras e atividades culturais abertas ao público. Hoje, às 16h, está prevista a palestra Biblioteca Pública do Estado da Bahia no Limiar do Bicentenário: Antiga Missão, Novas Estratégias? com a professora Vanda Angélica, que já dirigiu a biblioteca no período de 1981 a 1985). Além da palestra, serão realizadas diversas apresentações artísticas, como o Coral Água Viva (Embasa) e a Escola de Dança da Fundação Cultural, dentre outras manifestações.

Amanhã (15), a coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), Eliane Pszczol, fará palestra às 15h. Na ocasião, a coordenadora abordará as ações do programa como política nacional de leitura e a formação de leitores cidadãos nos estados e municípios brasileiros. Será um momento de encontro entre bibliotecárias, leitores, professores e freqüentadores da biblioteca.

Idealizada por Pedro Gomes Ferrão Castello Branco, a instituição, fundada a 13 de maio de 1811 pelo oitavo Conde dos Arcos, foi primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina. Em 1912, no bombardeio que atingiu Salvador, a Biblioteca Pública foi destruída, o que resultou na construção de sua primeira sede, na Praça Tomé de Souza, inaugurada em setembro de 1919. Hoje, o espaço é reconhecido como centro cultural de promoção da leitura e da informação, com diversos setores especializados à disposição do público.