Com o respaldo de reclamações recebidas pela Ouvidoria, autuações e a própria deficiência no atendimento aos usuários, a Agerba decidiu hoje (1º) promover uma auditoria de gestão nas empresas de ônibus Camurujipe e Novo Horizonte. A medida, segundo o diretor-executivo da agência, Antonio Lomanto Netto, integra as diretrizes do Estado visando a melhoria dos serviços prestados à população pelas empresas do sistema intermunicipal de transporte.

Netto disse que, em 30 dias, uma equipe de técnicos da Agerba apresentará um diagnóstico completo sobre as duas empresas, apontando os problemas encontrados e definindo medidas que terão que ser cumpridas a curto prazo pelas mesmas, sob pena até de terem as concessões para exploração de linhas cassadas. A Camurujipe opera 84 linhas e transporta 240 mil passageiros/mês. A Novo Horizonte responde pelo transporte de 240 mil passageiros/mês em suas 134 linhas.

O diretor da Agerba informou que a auditoria na Camurujipe e na Novo Horizonte envolverá todas as áreas operacional, de manutenção, condições da frota, financeira  e jurídica. “Não vamos abrir mão da melhoria da qualidade dos serviços aos usuários. O transporte intermunicipal tem um alcance social muito grande e é preciso que as empresas se preocupem com o atendimento, cumprindo horários e oferecendo equipamentos eficientes e seguros à população”, sustentou Lomanto.

O sistema intermunicipal transporta cerca de 10 milhões de usuários/mês e é explorado por 60 empresas, que operam 1.300 linhas em todo o estado. Netto explicou que a Agerba está intensificando a fiscalização aos ônibus e desenvolvendo ações para facilitar ainda mais o acesso dos usuários aos serviços prestados pela agência.

“Além da central de atendimento, através da qual o usuário pode ligar de qualquer ponto da Bahia e registrar sua queixa ou fazer sugestões, vamos fortalecer o serviço da Ouvidoria, levando o atendimento a Salvador e a interior, para que o cidadão possa realmente se sentir mais protegido na defesa de seus direitos”, disse.

O call center da Agerba atende ao consumidor pelo telefone 0800 71 0080 (ligação grátis), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já a ouvidoria da Agerba tem posto no SAC do Iguatemi. O usuário também pode registrar sua queixa e acompanhar todo o desenrolar do processo na página da Agerba na Internet.