Com expectativa de público de 25 mil pessoas e negócios da ordem de R$ 200 milhões, a Agrishow Luis Eduardo Magalhães, maior feira de agronegócios da Bahia, será encerrada amanhã (26). O comboio de teste do Projeto B5, liderado pela Petrobras, Governo do Estado da Bahia, Ford e Unifacs chegou hoje (25) ao município de Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado, para participar da Agrishow.

As seis Ford Ranger completam, hoje, 33 mil quilômetros rodados de um trajeto de 100 mil quilômetros, no qual será avaliado o impacto nos motores atuais da adição de 5% de biodiesel ao diesel comum, que deve se tornar obrigatória em 2013. As camionetes coloridas chegaram à Fazenda Agrishow, chamando a atenção do público presente, ávido por informações sobre os combustíveis alternativos.

Como o teste é realizado em padrões científicos, que estabelecem tempos de parada, a frota fica apenas algumas horas na feira, partindo em seguida até Goiás, de onde volta para Seabra, Barreiras e Salvador. A frota do teste B5 está posicionada em frente ao estande da Petrobras e da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).

Divididas em pares, duas camionetes são abastecidas com a mistura de diesel mineral e biodiesel de soja, duas têm biodiesel de mamona adicionada ao diesel tradicional, e as duas restantes levam apenas o combustível mineral como referência. Todos os dados de comportamento dos carros no percurso são criteriosamente observados e, ao final da trajetória, os motores serão abertos. As equipes das empresas envolvidas irão avaliar prováveis impactos nas peças, sobretudo em sistemas de injeção eletrônica.