A população de 16 distritos de Lapão e cinco de São Gabriel, municípios da região de Irecê, receberam hoje (28) novos subsistemas de abastecimento de água. Eles fazem parte da ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Irecê, que vai atingir, no total, 43 localidades das cidades de Ibititá, Lapão, São Gabriel, Ibipeba e Uibaí. Os subsistemas vão beneficiar uma população de mais de 26 mil pessoas com água de qualidade.
Dona Celeste Matos, 48 anos, moradora do povoado de Lajedo Pau D’arco, distrito de Aguada Nova, em Lapão, é uma dessas pessoas. Ela explicou como era difícil a vida antes de ter água saindo da torneira: “Além de ser ruim pra beber, a água era horrível até pra lavar roupa”. Dona Celeste contou que tinha que andar cinco quilômetros, pelo menos cinco vezes por dia, para trazer água para beber, cozinhar e dar banhos nos seis filhos, além de lavar a roupa de toda a família e ter que reservar pra não faltar depois. “Agora, com essa água, está um ouro”, festejou.
Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lajedo Pau D’arco, Djalma dos Santos, a água era uma reivindicação antiga dos moradores do povoado. Segundo ele, centenas de famílias não vão mais precisar buscar água em reservatórios ou poços distantes, o que vai facilitar também a vida dos trabalhadores rurais e a comunidade vai poder batalhar por outros benefícios. “Com a água, que é o bem mais precioso, o resto vai vir com mais facilidade”, anteviu Djalma.
Durante a inauguração dos novos subsistemas de água nos distritos de Aguada Nova, em Lapão, e Gameleira, em São Gabriel, o governador Jaques Wagner reafirmou o compromisso de continuar levando água, luz e outros benefícios para a população baiana. “Nós vamos levar água para mais de 1 milhão e 200 mil baianos, vamos aumentar de 30 para 52% o número de pessoas atendidas com água”, garantiu o governador. Segundo ele, é essencial dar condições de sobrevivência para as famílias carentes dos pequenos distritos e municípios do Estado. “Governar é cuidar da vida das pessoas”, afirmou.

Investimento de R$ 2,1 bilhões

O Programa Água para Todos abrange todo o território baiano e vai garantir água de qualidade para a população. O investimento total é de R$ 2,1 bilhões, na implantação de estações elevatórias, reservatórios, adutoras e redes de distribuição de água. Segundo o diretor-presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, o programa também prevê a melhoria do esgotamento sanitário, saneamento integrado e projetos socioeconômicos e geração de trabalho e renda.
A previsão é que sejam implantadas 100 mil cisternas e 1,5 mil sistemas simplificados de abastecimento de água, principalmente no semi-árido baiano e Bacia do São Francisco, a maioria das ações deve ser realizada até o final de 2008.