Os estudantes do curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançaram a primeira Empresa Júnior de Urbanismo do Brasil: a Urbanistika. No evento, quarta-feira (13), no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, em Salvador, também foi aberto o concurso para a escolha da logomarca da nova empresa.

A Urbanistika já nasce com a responsabilidade de apresentar à sociedade as ações e atribuições do profissional de Urbanismo. Além disso, pretende fortalecer a imagem do curso junto à comunidade, já que este é o único do país a oferecer bacharelado exclusivo em Urbanismo, com reconhecimento do MEC desde 1996.

“Para a Uneb é uma grande satisfação esta iniciativa, após tanta luta, estamos vendo os bons frutos dessa batalha” disse a vice-reitora da universidade, Amélia Maraux, referindo-se as discussões acerca da legalidade do curso.  Para ela, a Urbanistika deve também ter como missão a integração entre extensão, pesquisa e ensino.

Durante o evento, os alunos de Urbanismo e de outros cursos tiveram a possibilidade de conhecer as atividades desenvolvidas por empresas juniores e a importância dessa iniciativa na graduação. Os alunos apresentaram as finalidades da nova empresa, entre as quais, proporcionar condições necessárias a aplicação das teorias na prática da profissão, inserção de estudantes no mercado de trabalho, elaboração de estudos e planejamento de ações junto à comunidade baiana.

Também foram apresentados o Estatuto, o Regimento Interno e o Plano de Negócios da Empresa. “O curso de Urbanismo está evoluindo rapidamente. E iniciativas como essa  fazem a universidade e o curso serem reconhecidos e estarem em articulação com a sociedade”, afirmou o coordenador do Colegiado de Urbanismo, Juan Pedro Moreno.