Moradores da comunidade do Pelourinho realizam, com o apoio cultural do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), o Arraiá da Comunidade do Pelourinho. Um dos eventos mais esperados no calendário de festas populares de Salvador, o São João do Pelourinho tem como principal protagonista dos festejos deste ano, a comunidade local.

A festa acontece nos dias 23 e 24 de junho, a partir das 16 horas, no Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus, e nos espaços livres dos quarteirões do centro antigo. A programação conta com a realização do 1º Festival de Samba Junino do Pelourinho, que reunirá cerca de 30 grupos tradicionais de samba duro da capital e da Região Metropolitana. Grupos culturais do centro antigo, como Boiada Multicor, o Teatro de Bonecos e Mamulengos do mestre Elias, a Quadrilha Junina Infantil e os Trios Nordestinos também vão animar as ruas do Pelô.

De acordo com o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça, o diferencial deste ano é que, pela primeira vez, a festa foi planejada por uma comissão das comunidades residentes no centro antigo, em conjunto com a Diretoria de Ações Culturais (Dirac) do Ipac, através do seu projeto Pelourinho Cultural. “A intenção é respeitar, pesquisar e resgatar as tradições e manifestações próprias do bairro, juntamente com os seus moradores”, explicou Mendonça.

Para a presidente do bloco cultural A Mulherada, o São João 2007 marcará um novo tempo para os moradores do bairro do Pelourinho e adjacências porque está mobilizando toda a comunidade. “Este será o melhor São João dos últimos 12 anos”, disse Mônica Kalile. Residente no Pelourinho há 43 anos e proprietário do primeiro Bar do Reggae na região, Albino Apolinário concorda: “Depois da reforma do Pelourinho, a comunidade nunca teve oportunidade de opinar em nada. É a primeira vez que eu estou na mesa com dirigentes governamentais para discutir um evento da nossa área”, afirmou.

A logomarca da festa utilizada em todas as peças de divulgação do evento foi criada por um artista plástico também morador do Maciel/Pelourinho, Lázaro Duarte. E o Festival de Samba Junino foi idealizado por moradores e comerciantes que participavam dos antigos grupos de samba duro que existiam nos bairros do antigo centro de Salvador.

O  festival acontece no sábado e domingo (23 e 24), a partir das 19 horas e  as inscrições já estão abertas na Diretoria de Ações Culturais, do Ipac, localizada no Largo do Pelourinho, nº12. Os interessados podem obter informações no local  ou através dos telefones 3117-6451 e 3117-6452.

Grupos tradicionais de samba junino já confirmaram presença no festival. Premiações com troféus para os vencedores também são novidade na nova abordagem das festas para o centro antigo. Os troféus terão nomes de moradores ilustres e representativos do bairro, como forma de homenagear as pessoas que já marcaram a história do Pelô/Maciel.

Para a criançada, a programação acontece nas ruas e espaços livres dos quarteirões, a partir das 16 horas do dia 23, com brincadeiras típicas do São João, como corrida de saco, pau de sebo, quebra-pote e apresentação de quadrilha junina.

Comunidade no Pelourinho Cultural

O Arraiá da Comunidade do Pelourinho conta com a participação da Polícia Militar do Estado, do Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur). A Prefeitura Municipal do Salvador apóia o evento através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). A intenção é proporcionar uma festa que atenda a todas as necessidades do público freqüentador.

A Dirac promoveu,  em parceria com o Sesc/Senac, um ciclo de palestras sobre segurança alimentar, que contou com a participação de 34 representantes do setor informal e com previsão de novos cursos para esse segmento.

O Projeto Pelourinho Cultural, da Dirac objetiva, principalmente, fomentar as manifestações culturais e reconhecer a comunidade como participante efetiva e consciente do local, desenvolvendo, a partir daí, as suas potencialidades. Para a diretora da Dirac, Ivanna Soutto, o projeto busca o desenvolvimento sócio-cultural e a valorização do espaço cotidiano, para que o homem ocupe um lugar central.

“O papel do projeto Pelourinho Cultural no centro antigo é mais do que realizar festas O objetivo é manter o lugar como um espaço para a população local realizar seus festejos, apoiar suas manifestações culturais, vivendo o seu cotidiano e em constante diálogo com a cidade”, finalizou Ivanna Soutto.