Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) visitou a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) para conhecer as ações desenvolvidas pelo órgão  na área de atendimento ao contribuinte. A missão do Pará veio por indicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que apontou o modelo baiano como um exemplo bem sucedido de atendimento ao público.

A visita teve como principal objetivo conhecer e fazer uma análise do sistema de atendimento da Sefaz para implantar metodologia semelhante no Pará, adequando-o às necessidades locais. A Sefaz  atende aos seus contribuintes pelo www.sefaz.ba.gov.br – site que disponibiliza 103 serviços, através do call center (0800710071), além do atendimento presencial nas Inspetorias Fazendárias e Postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão espalhados pelo Estado.

Segundo João Batista Quaresma, coordenador de atendimento da secretaria do Pará, o modelo baiano é de compromisso com o cidadão e um exemplo de gestão pública eficiente. “Somos de uma linha que busca a transparência pública e a Bahia tem sido referência. Como servidores públicos devemos ter compromisso com o cidadão, que é nosso verdadeiro cliente”, ressalta.

O tricampeonato da Sefaz no prêmio Consumidor Moderno, como a melhor organização do ano, na categoria Serviço Público Estadual, foi outro motivo que levou a equipe paraense a vir conhecer o trabalho da Bahia.

O prêmio é oferecido pela revista Consumidor Moderno e tem o objetivo de identificar as melhores práticas em serviços de atendimento no Brasil, além de reconhecer as instituições que mantêm altos índices de fidelidade, funcionando como um guia das relações de consumo no país.

Além do atendimento ao público realizado nas Inspetorias Fazendárias, nos SACs dos Shoppings Barra, Iguatemi, Liberdade, Litoral Norte, Comércio (temporariamente funcionando na avenida Fernandes Vieira, nº 30, Calçada – antigo prédio da COMAB) e nos municípios de Camaçari, Feira de Santana e Senhor do Bonfim, o contribuinte também tem à sua disposição 103 serviços da Secretaria da Fazenda no www.sefaz.ba.gov.br. Os últimos a serem disponibilizados foram o Cadastro Sincronizado, a Compra Confirmada e a Certificação Digital.

Para utilizar os serviços, os contribuintes devem criar uma senha no próprio site e nos quatro primeiros meses do ano cerca de 19 mil foram solicitadas. Em 2006, a Sefaz recebeu quase 12 milhões de visitas, número que deve ser ultrapassado em 2007 já que até abril mais de 6,3 milhões de acessos estão registrados.