Integrantes da delegação de 130 atletas baianos, que disputam sete modalidades nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Olimpíada Nacional –, foram recebidos, na tarde da última sexta-feira (18), pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. Duzentos desportistas serão selecionados na competição nacional para representar o país na Olimpíada Universitária Mundial, que acontece de 8 a 18 de agosto, na Tailândia.

Ao final do encontro, o secretário desejou o sucesso dos atletas nos JUBs e sugeriu a realização de um seminário – com representantes de todas as instituições baianas de ensino superior – para discutir proposições de políticas de esporte que contemplem os jogos universitários.

Participaram da reunião o coordenador de Esporte da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Weslen Moreira, e o diretor-geral da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva, o Bobô.

Universitários de 14 instituições da capital e do interior do Estado representam a Bahia nos JUBs, entre os dias 9 e 17 de junho em Blumenau (SC). Segundo informações do diretor de Relações Institucionais da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luiz Ricardo Bastos de Moura, que esteve presente no encontro, a delegação baiana disputa sete das oito modalidades dos JUBs: judô, natação, atletismo, voleibol, basquete, futsal e handebol. Só não compete desta vez no xadrez.

Atletas do porte de Nayara Ledoux Ribeiro, Luís Rogério Arapiraca e Roberto Garcia (natação), além de Luciano Corrêa (judô), estão entre os desportistas que irão participar da Olimpíada Nacional, seletiva para os jogos universitários mundiais.

Os quatro já estão classificados para disputar os Jogos Pan-Americanos, no Rio, uma competição distinta dos JUBs. Dois deles têm apoio do Governo do Estado em suas atividades esportivas: Luís Rogério é apoiado pelo FazAtleta e Nayara treina nas piscinas da Vila Olímpica da Sudesb, onde aprimora sua forma e técnica para a competição no PAN.

Objetivos

A finalidade dos jogos universitários nacionais é aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.

Fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos e possibilitar a identificação de talentos desportivos nas IES para o cenário esportivo nacional e internacional são alguns dos objetivos da competição.

Além de Luciano Corrêa, participaram da reunião os atletas Gabriel Santos (judô), André Luís Ross e Lucas Vinícius do Nascimento (Futsal). Estiveram presentes também o presidente da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), Sílvio Nunes, coordenador da equipe de esporte da Faculdade Social da Bahia, Luís Fernando Gil Almeida, o chefe-de-gabinete da Setre, Elias Dourado, a diretora-geral Nair Prazeres e a diretora do Instituto Mauá, Emília Costa de Almeida.