De olho no potencial de investimentos da Bahia, representantes do Consulado australiano no Brasil se reuniram hoje (8) com o secretário do Planejamento Ronald Lobato. Os entendimentos visaram o estreitamento de relações comerciais e de intercâmbios tecnológicos entre o estado e a Austrália nas áreas de energia, mineração, agroindústria. O contato faz parte de um amplo projeto do governo australiano, voltado para o desenvolvimento de estratégias de promoção do principal país da Oceania na América Latina.

Para o secretário Ronald Lobato a proposta se encaixa na estratégia do governo Jaques Wagner de configurar a Bahia como um dos portões das articulações comerciais do Brasil com a economia global. Os projetos estão sendo direcionados nesse sentido, valorizando não somente a cultura da exportação, mas também da importação e viabilizando parcerias com regiões complementares.

Ronald Lobato justificou a estratégia expondo peculiaridades da Baía de Todos os Santos, que dispõe de calado, espaço e extensão favoráveis a investimentos portuários e náuticos. Segundo ele, a Bahia tem soluções portuárias mais viáveis do que o Ceará e Pernambuco, que foram mais beneficiados nesse setor nos últimos anos, razão pela qual está sendo pleiteado o resgate desse desvio junto ao Governo Federal. O secretário destacou que a melhoria da estrutura portuária da Bahia, nos próximos quatro anos, irá muito além da duplicação.

O cônsul-geral da Austrália no Brasil, Mark Argar, disse que o seu país tem know how tecnológico em diferentes áreas, podendo firmar parcerias com a Bahia, por exemplo, no setor de energia eólica e solar. “Queremos ampliar as relações comerciais com a Bahia, estabelecer intercâmbios nas diversas áreas e percebemos hoje, com o relato do secretário, que a visão de desenvolvimento do Governo baiano converge com a do nosso governo”, declarou o embaixador da Austrália no Brasil, Peter Heyward.

Os representantes do governo australiano estão na Bahia participando da Conferência Anual das Embaixadas da Austrália na América Latina. O evento está sendo realizado no Hotel Catussaba, em Itapuã, desde o último domingo até amanhã. “Todos os empregados da Embaixada, depois que conhecem Brasília, passam um mês na Bahia, aprendendo Português. Então, todos os australianos que trabalham no Brasil falam o português com sotaque baiano”, destacou Heyward, justificando a realização do evento na Bahia, que em sua opinião é um dos centros turísticos com melhor infra-estrutura no Brasil.