O Ministério do Trabalho e Emprego acaba de divulgar as informações de março do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), segundo o qual o nível de emprego com carteira assinada na Bahia cresceu 0,68% em março. O percentual representa um saldo positivo de 7.966 novos postos no mercado de trabalho formal durante o mês, acumulando 13.045 novas vagas no primeiro trimestre, um incremento de 1,12%. Os dados foram analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

Em março, a performance de crescimento do emprego na Bahia foi bastante expressiva nos contextos nacional e regional. A expansão de 0,68% superou o total nacional (0,52%) e indica um caminho oposto do verificado no conjunto da região Nordeste, que sofreu declínio de -0,29% com a eliminação de 11.831 empregos. Além da Bahia, apenas os estados nordestinos do Maranhão (937 vagas) e Paraíba (28 vagas) tiveram saldo positivo. O desempenho baiano foi determinante para que o resultado do conjunto da região Nordeste não fosse ainda mais negativo.

“Outro aspecto bastante positivo e que torna o desempenho da Bahia significativo é que no comparativo com o resultado do ano passado, isto é, com março de 2006, observa-se a criação de 7.865 empregos a mais em março de 2007, já que em março de 2006 foram criados apenas 101 postos de trabalho no Estado”, ressalta o economista José Ribeiro, diretor de pesquisas da SEI.

Em termos espaciais, a criação do emprego formal no terceiro mês do ano foi diferenciada. O interior do Estado foi responsável pela geração de 4.998 postos (62,7% do total), enquanto a Região Metropolitana de Salvador (RMS) respondeu pela criação de 2.968 vagas (37,3% do total).

Entre os setores de atividade econômica, o destaque ficou por conta da agropecuária. Após encerrar o ano de 2006 em baixa e acumular um saldo negativo de 96 vagas nos dois primeiros meses do ano, o setor se recuperou e criou 2.656 novos empregos em março, ou seja, exatamente um terço (33,3%) das vagas.

A indústria de transformação também apresentou resultado favorável: 1.556 novos postos. Nos subsetores da indústria, os destaques foram alimentos e bebidas (438 novos empregos) e calçados (com 399 empregos). O setor da construção civil gerou 926 postos de trabalho.

Os serviços criaram 2.134 novos empregos, das quais a maioria gerada pelo subsetor de comércio, administração de imóveis e valores imobiliários e serviços técnico-profissionais, com 1.266 vagas “O expressivo número de empregos criados neste subsetor é um indicativo do surgimento de novos empreendimentos no Estado durante o ano de 2007”, explica Ribeiro.

Outros destaques foram os setores de ensino (gerou 666 vagas em função do início do ano letivo), o comércio (197) e a administração pública, que respondeu pela criação de 117 postos.

Trimestre

Em que pese a expansão do primeiro trimestre de 2007 (1,12%) estar ligeiramente abaixo da média nacional (1,44%), o resultado é favorável na comparação com o conjunto do Nordeste, que reduziu 60.902 postos (-1,47%). O desempenho negativo da região ainda está associado aos efeitos sazonais atrelados ao fim da safra da cana-de-açúcar.

O setor terciário baiano vem sendo o grande responsável pela geração de empregos nos três primeiros meses de 2007. Os serviços criaram 4.126 empregos (31,6% do total), com destaque para os subsetores de comércio, administração de imóveis e valores imobiliários e serviços técnico-profissionais (com 1.364 empregos) e de alojamento, alimentação, reparação e manutenção (1.150 postos). Já o comércio abriu 1.469 novas vagas (25% do total), sendo 967 vagas no comércio atacadista e 502 no varejista.

A indústria de transformação acumula 2.634 empregos em 2007, com grande destaque para o setor calçadista que gerou 1.403 novas oportunidades de trabalho. O setor da construção civil também vem apresentando resultados positivos, totalizando 1.868 empregos. Já a agropecuária, em decorrência do resultado de março de 2007, apresentou saldo positivo de 2.560 vagas.

Municípios

Entre os municípios, em termos absolutos, os maiores saldos acumulados de novos empregos nos três primeiros meses do ano de 2007 foram gerados em Salvador (3.807 empregos), Itamaraju (1.724 postos), Teixeira de Freitas (776 vagas), Feira de Santana (543), Eunápolis (524) e Barreiras (510). Dentre os que mais eliminaram trabalhadores, estão Maragogipe (-684), Juazeiro (-443) e Casa Nova (-293).