Para recuperar a infra-estrutura do setor e estimular a competitividade dos portos baianos, o governo estadual quer investir US$ 300 milhões nos portos de Aratu, Salvador e Ilhéus, até 2010, em parceria com o governo federal, segundo o secretário de Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves. Juntos, os três portos baianos são responsáveis pela exportação de 10 milhões de toneladas por ano.
A declaração foi feita na abertura da V Reunião da Comissão Interamericana de Portos, terça-feira (11), no Hotel Pestana, na presença do ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito. O encontro reúne representantes de 34 países que fazem parte da Organização dos Estados Americanos (OEA). Até amanhã (14), eles discutem o desenvolvimento do setor.
O porto de Ilhéus escoa parte da carga de grãos e movimenta 1 milhão de toneladas por ano. O de Aratu movimenta cerca de 60% da carga do estado e é por ele que passam os produtos do Pólo Petroquímico de Camaçari, do Centro Industrial de Aratu (CIA) e do Complexo Automotivo da Ford. Já o porto de Salvador é o de maior movimento de contêineres do Norte e Nordeste e o segundo maior exportador de frutas do Brasil.
Mas nem toda a produção baiana é escoada pelos três portos. O porto de Vitória (Espírito Santo) recebe parte da produção de celulose. “Vamos precisar expandir a capacidade de atendimento de contêineres, porque se sabe que a Bahia está perdendo cargas para outros portos aqui mesmo da região Nordeste e até do Sul do país e não há possibilidade de isso continuar acontecendo, sendo um prejuízo para a economia baiana”, afirmou Brito.
Já o secretário de Infra-estrutura explicou que os US$ 300 milhões serão destinados para a revitalização desses portos e para a construção dos acessos rodoviário, portuário e ferroviário. “Com isso, vamos alavancar os portos da Bahia, que estavam abandonados, para que eles tenham uma maior competitividade”, afirmou, ressaltando que o início efetivo das obras ocorrerá após a liberação dos recursos por parte do governo federal, que, “tenho certeza, será agilizada pelo ministro Pedro Brito”.

Via expressa

Em reunião na sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no mesmo dia da abertura do encontro da Comissão Interamericana, o ministro anunciou a liberação de R$ 190 milhões para as obras da via expressa portuária – exclusiva para veículos pesados – que interligará a BR-324 ao porto de Salvador. O investimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2008.
Para Newton Dias, presidente da Codeba, companhia que administra os portos baianos, apesar das melhorias que devem ser feitas nos terminais, os portos estão operando ainda dentro do limite. “Este ano, a Bahia cresceu 25% em cargas. Então, estamos dentro do nosso patamar. Mas temos várias propostas, inclusive para o porto de Salvador, como a ampliação da Ponta Norte, que pretende aumentar em 80% a nossa exportação, passando de 10 milhões de toneladas para 18 milhões, até 2010”, disse.