A Bahia será um dos principais destinos do programa de financiamento de turismo para aposentados, lançado em São Paulo pela ministra Marta Suplicy. “O estado que já é um ícone internacional será sempre objeto das políticas da área de turismo, reafirmando o prestígio do Nordeste no Brasil e no exterior”, afirmou a ministra ao participar hoje (13), em Salvador, da abertura do Nordeste Invest 2007, evento que promove negócios turísticos e imobiliários com a participação de investidores nacionais e estrangeiros.

Marta ainda convocou os deputados baianos que, assim como os empresários, apostem no turismo e usem os recursos das emendas de bancada para ampliar a infra-estrutura no setor. Com recursos do Ministério, ela confirmou o investimento de R$ 1 milhão para o Mercado Modelo, um dos principais pontos turísticos da capital baiana.

O governador Jaques Wagner acredita no resultado das ações estaduais e federais em prol do turismo no estado. “Temos a parceria segura com o governo federal, na figura do presidente Lula, e também através da sensibilidade da ministra Marta Suplicy”, disse, confiante.

Para Wagner, o próprio Nordeste Invest “mostra a unidade e a decisão de empresários e dos governos para vender o destino Nordeste seja na área do turismo, seja na área imobiliária, reforçando a economia da região”, como ressaltou.

O Nordeste Invest está sendo realizado no Hotel Pestana até a próxima sexta-feira (15), reunindo as grandes empresas do mercado imobiliário e de turismo do Brasil e de países da América Latina, além de Portugal, Espanha, Inglaterra. “Trata-se da melhor oportunidade para divulgar o potencial do Nordeste, já que o público é seleto e composto pelos mais destacados profissionais e empresários da área”, declarou o presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro (Adit). A primeira edição do evento foi realizada em março do ano passado em Maceió.

Além das conferências, há ainda um salão de estandes com produtos de todos os estados nordestinos. Só da Bahia, existem cinco estandes focados na divulgação do potencial turístico do estado. A Secretaria de Turismo também já montou um esquema especial para no final de semana levar os investidores para conhecer o litoral baiano.