Mais de R$ 19 bilhões serão investidos na Bahia entre 2007 e 2011, somando-se ações do governo estadual, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e do Programa Nacional Logística e Transportes (PNLT). A informação foi apresentada hoje (21) pelo secretário do Planejamento, Ronald Lobato, durante o III Fórum de Desenvolvimento Econômico do Município de Lauro de Freitas, no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).
O fórum também contou com a participação do secretário da Indústria Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, que falou sobre a política industrial do estado. “A política industrial e a infra-estrutura não podem andar separadas”, afirmou Amoedo, que fez uma explanação sobre as oportunidades de negócios, o futuro dos setores industriais e os entraves ao seu crescimento. Os secretários, que foram recebidos pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, participaram de debate com representantes de associações empresariais, universitários e líderes comunitários presentes ao fórum, aberto ontem (20).
O secretário do Planejamento, Ronald Lobato, apresentou o planejamento estratégico do governo e destacou a diretriz cuja meta é integrar a Bahia com a Economia Global e Nacional. “Nova rótulas de desenvolvimento estão sendo propostas pelo governo federal, através do PAC, o que se alinha à meta do governo estadual de incentivar o desenvolvimento do eixo leste-oeste”, diz Ronald Lobato, destacando que o estado está desenvolvendo uma série de projetos com foco no desenvolvimento integrado.
Além das obras necessárias à recuperação de rodovias federais e estaduais, incluindo a construção de novos trechos, os projetos do Governo do Estado buscam retorno da expansão dos sistemas ferroviário e marítimo, enfocando projetos de logística integrada. Para isso, o governo está investindo na revitalização da Hidrovia do São Francisco, incluindo a plataforma multimodal de Juazeiro, que vai permitir a ampliação do escoamento da produção, sobretudo da região oeste do estado, e a recuperação da ferrovia Juazeiro/Aratu.