O secretário da Cultura do Estado, Márcio Meirelles, e o Embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa, confirmaram em reunião ontem (9) a intenção de ampliar o intercâmbio cultural, com a criação de programa regular de circuito cultural entre os países lusófonos.

Acompanhado do cônsul geral de Portugal na Bahia, João Sabido Costa, o embaixador apresentou ao secretário proposta de parceria para as comemorações do bicentenário da abertura dos portos no Brasil, que acontecem em março do próximo ano.

“Vamos pensar a abertura dos portos com o olhar no futuro, para ampliar as possibilidades de intercâmbio entre os povos não só de Portugal e do Brasil, mas também dos países africanos”, disse o secretário Márcio Meirelles. Ele informou também ao embaixador que já iniciou a articulação com a organização portuguesa de artistas da Cena Lusófona, ligada ao Instituto Camões, para criar, na Bahia, um centro para intercâmbio e para receber artistas residentes dos países lusófonos.

Para o embaixador de Portugal, “a Bahia já é um entreposto cultural importante para os países lusófonos”, ressaltando que a Secretaria da Cultura pode contar também com o apoio das instituições portuguesas na Bahia e também dos empresários portugueses que estão investindo no turismo no Estado.

Ele lembrou que sua ligação com a cultura brasileira vem de longas datas. “”Na época da ditadura em Portugal, complementava minha formação com a literatura de Guimarães Rosa, Érico Veríssimo e Jorge Amado””.