Os beneficiários da previdência estadual de Teixeira de Freitas e municípios vizinhos contam agora com os serviços do Centro de Atendimento Previdenciário do Estado (Ceprev), que já está funcionando no posto SAC – Praça Hilton Chicon, 281 – Centro, Shopping Teixeira Mall. Agora, o Ceprev, serviço mantido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), possui 15 unidades na capital e no interior.

A ação tem o objetivo de dar continuidade à política de descentralização e expansão dos serviços prestados pela Previdência Estadual, cuja rede de atendimento hoje alcança 90,5% dos seus pensionistas. Com a nova unidade de Teixeira de Freitas, também passarão a ter acesso, com mais comodidade, a esse tipo de serviço os beneficiários de pensão residentes nos municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapoan, Itabela, Itamarajú, Itahen, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Potiraguá, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz de Cabrália.

Agora as unidades do Ceprev realizam, em média, 1.500 atendimentos/mês. Entre os serviços oferecidos estão a solicitação de benefícios de pensão e auxílio-reclusão; certidão negativa de benefício previdenciário estadual; revalidação de procuração de pensionista; encaminhamento de auxílio-funeral, informações gerais sobre a previdência estadual, entre outros.

Os postos do Ceprev também realizam a atualização cadastral dos beneficiários. Para conferir a lista completa dos serviços oferecidos no Ceprev basta acessar o site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br). Sugestões, denúncias ou reclamações podem ser enviadas para o e-mail da Diretoria de Previdência (dpratende@saeb.ba.gov.br).

Os demais postos do Ceprev funcionam nos SAC’s dos municípios de Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Jacobina, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Barreiras, Ilhéus e Vitória da Conquista. Na capital, o Ceprev possui quatro unidades: nos postos dos shoppings Barra e Iguatemi, no Instituto do Cacau (Comércio), que está em reforma até julho, e no prédio-sede da Saeb, no Centro Administrativo.