O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, nomeou hoje (25) a nova diretora da Biblioteca Pública do Estado (Barris).  Kilma Alves, funcionária do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas há 14 anos, vinha respondendo pela Gerência Técnica, setor responsável pela aquisição, seleção e manutenção da qualidade dos acervos das bibliotecas públicas da Bahia. Ela também coordenou o projeto de automação que digitalizou e organizou o catálogo dos acervos das bibliotecas da capital.

Em encontro na Biblioteca Pública, Castro apresentou a nova diretora e destacou a prioridade que sra dada à valorização do livro, da leitura e da literatura na sua gestão. “O livro é insubstituível, permite aquilo que a internet e outros meios não permitem, a reflexão”, afirmou. Aplaudido pelas funcionárias, ele recebeu demonstrações de apoio para projetos como a criação de círculos de leitura. “A Biblioteca Pública deve ser a grande referência para todas as bibliotecas do Estado e um destaque nacional no incentivo à leitura. Vamos, juntos, mostrar que o livro é tão importante que deve fazer parte da cesta básica dos brasileiros”, conclamou.

Além de bibliotecárias e funcionárias da Biblioteca Pública, estiveram presentes ao ato as diretoras das bibliotecas públicas Thales de Azevedo (Costa Azul), Anísio Teixeira (Ladeira São Bento), Juraci Magalhães Jr. (Rio Vermelho) e a infantil Monteiro Lobato (Nazaré).