O Instituto Biofábrica do Cacau está estabelecendo uma parceria com o Governo do Estado de Sergipe para a comercialização de mudas frutíferas e plantas ornamentais. O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Estado, Paulo Viana, encaminhou documento ao secretário estadual de Agricultura da Bahia, Geraldo Simões e ao diretor-geral da Biofábrica, Moacir Smith Lima, após visitas feitas à unidade de produção e conhecer a estrutura da unidade de produção variedades de plantas e mudas resistentes a pragas e doenças.

No documento, o secretário solicita a informação da disponibilidade das mudas por parte da biofábrica. O estado de Sergipe tem interesse principal na compra de mudas de abacaxizeiro e banana, culturas que são fortes no estado e que sofrem com as pragas da fusariose do abacaxi e doenças que limitam a produção da banana no estado como a sigatoka negra e amarela e o mal do panamá..

Para o diretor-geral do Instituto Biofábrica, Moacir Smith Lima, essa parceria é importante para o órgão, “pois abre as perspectivas de abertura de novos postos de trabalho no órgão”. Esse é o primeiro resultado da viagem do secretário à região cacaueira no mês passado. Outra parceria que vem sendo encaminhada é o processamento pelas empresas baianas da mangaba, fruto que o estado de Sergipe produz em abundância.

“O secretário Paulo Viana se mostrou entusiasmado com a nossa região”, disse o engenheiro agrônomo da Ceplac, Eduardo Paixão, que acompanhou o secretário às unidades agroindustriais do sul da Bahia. A Ceplac foi o órgão responsável pelo convite ao secretário sergipano para visitar a região e conhecer a estrutura de pesquisa científica e produção.

O secretário sergipano elogiou a qualidade do material genético fornecido ao produtor pela Biofábrica e o laboratório de micropropagação vegetal do instituto, que começará a produzir em escala industrial no segundo semestre deste ano. Quando estiver em pleno funcionamento, o laboratório produzirá até 14 milhões de mudas totalmente imunes a pragas.

Intercâmbio

Paulo Viana disse que recebeu orientação do governador de Sergipe, Marcelo Déda, para que desenvolva intercâmbio com o governo baiano. “Poderemos trocar experiências que sejam positivas em cada estado”, disse o secretário, formado em agronomia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O novo modelo de gestão, a infra-estrutura e a produção da Biofábrica baiana servirão de referência para a implantação de uma similar no estado vizinho, conforme informou Paulo Viana. “A nossa unidade já está em fase de estudos, temos os recursos assegurados e queremos ter a Biofábrica do Cacau como parâmetro”, disse o secretário.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado da Bahia, Geraldo Simões, garantiu todo o apoio do governo baiano para a parceria com o governo de Sergipe. Segundo Simões, “todos os projetos e ações que sejam positivos para os produtores e o agronegócio baiano terão apoio da secretaria”.