O serviço de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros registrou 11 afogamentos durante os três primeiros dias de Carnaval, nenhum deles fatal. Todas as ocorrências aconteceram na praia do Farol da Barra e a maior parte das vítimas estava alcoolizada. Foram duas ocorrências na quinta-feira, quatro na sexta e cinco no sábado. A tendência é que o número de afogamentos cresça até o final da folia, pelo fato dos desfiles dos trios iniciarem mais cedo a partir deste domingo.     

“Com a festa começando mais cedo a partir de hoje (domingo), a tendência é aumentar o consumo de bebidas alcoólicas e, consequentemente, a quantidade de afogamentos. Todo Carnaval é assim. Álcool nunca combinou com nada, muito menos com trânsito e mar”, disse a tenente Rosa Castro, subcomandante do posto de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros instalado no Porto da Barra.

Ela aconselhou aos foliões a redobrar a atenção com crianças e manter sempre contato com os postos de Guarda-Vidas para saber as condições do mar e os melhores locais para banho.   Dos 12 postos Guarda-Vidas instalados em Salvador, três estão operando com equipe reforçada durante o Carnaval e atendimento 24 horas  até a Quarta-feira de Cinzas: Porto da Barra, Farol da Barra e Ondina.