Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, da Embasa, Cetrel, da Prefeitura de Camaçari e de moradores de diversas comunidades do município reuniram-se, ontem (1º), no plenário da Câmara de Vereadores, para discutir questões relacionadas ao saneamento básico e abastecimento de água. Também foram apresentadas propostas para solucionar o problema e mostrados os avanços alcançados nos dois últimos meses.

Em relação ao abastecimento, foi normalizada a situação em Cachoeirinha IV, Santa Luiza e outras nove localidades entre Monte Gordo e Barra do Jacuípe, beneficiando 2.100 famílias. Na sede, começou ontem a perfuração de um poço para garantir água em Verde Horizonte, Gleba E, Parque Verde e Phoc III. A Embasa realizou ainda um levantamento das necessidades da rede, no total de 48 quilômetros, para levar água encanada e tratada a outras 1.480 famílias.

Paralelo a isso está em andamento um projeto para criar o sistema próprio de abastecimento em Tiririca e a ampliação do sistema de Machadinho. Também estão sendo providenciados o cancelamento das contas onde não houve o devido fornecimento e a realização do cadastro das famílias inscritas no Bolsa Família no programa Tarifa Social da Embasa.

Quanto ao esgotamento sanitário, o superintendente de Meio Ambiente da Embasa, Julio Mota, informou que só falta definir o destino final do esgoto para finalizar o projeto. “Hoje a Cetrel já aceita receber o esgoto, só precisamos discutir as questões técnicas e comerciais”, disse. Segundo Mota, a partir da conclusão do projeto, será necessário cinco anos para resolver a situação e Camaçari passar a ter coleta, tratamento e finalização adequada do esgoto.

O superintendente da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, Rogério Cedras, observou que as demandas do município por saneamento estão sendo identificadas e resolvidas, mas será necessário algum tempo para dotar Camaçari da infra-estrutura necessária.

O secretário de Planejamento de Camaçari, Ademar Delgado, ressaltou que finalmente a Prefeitura conseguiu firmar parceria com a Embasa para resolver o problema de abastecimento no município. “Hoje, os ventos sopram o nosso favor graças à nova conjuntura política com todas as esferas do governo ligadas ao mesmo pensamento e objetivo”.