Os presidentes das câmaras de vereadores dos dez municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) querem instituir o Parlamento Metropolitano. A idéia é criar uma instituição que cuide das questões em comum dos municípios da região, inclusive no tratamento com os governos federal e estadual.

Oito presidentes de Câmara apresentaram oficialmente hoje (28) a proposta ao governador Jaques Wagner, em audiência no final da tarde, na Governadoria. “É uma idéia muito positiva que mostra que os presidentes do Legislativo Municipal da região olham para o futuro com uma visão de integração dos municípios e seus parlamentares”, disse Wagner.

O governador apoiou a proposta, lembrando que ele mesmo, quando era parlamentar, participou da União Interparlamentar – uma organização internacional, sediada na Suíça, que congrega 100 parlamentares de diversos países. No caso do Parlamento Metropolitano, o objetivo é discutir e defender os assuntos específicos da região, desenvolvendo, por exemplo, um plano diretor unificado, como explicou Valdenor Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Salvador.

A RMS concentra a maior parte da riqueza do estado e 30% da população. É a 99ª maior região metropolitana do mundo e a terceira do Nordeste brasileiro, sendo assim a 8ª maior do Brasil. Além de Salvador, os seguintes municípios também integram a região: Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.