A elaboração de políticas de ações conjuntas do Governo do Estado de apoio os mini e pequenos produtores rurais foi o centro das discussões num encontro que reuniu, hoje (6), técnicos da Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura e da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR).   O objetivo é encontrar, no menor prazo possível, soluções eficientes para a combater a pobreza rural no estado, com foco especial na região do semi-árido. As ações envolvem ainda a articulação com áreas estratégicas como educação e saúde.

A reunião, realizada na Seagri, contou com a participação do diretor executivo da CAR, Paulo César Lisboa, e do superintendente de Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio. “Estamos discutindo de que modo funcionarão as ações conjuntas a serem implementadas pela Seagri e CAR para multiplicar os efeitos dos programas e alcançar mais eficiência no nosso objetivo final, que é elevar a qualidade de vida do agricultor familiar”, afirmou Florêncio.

Para buscar soluções que atendam em prazo mais curto possível as 625 mil famílias de mini e pequenos produtores rurais do estado, a Seagri e a CAR, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, vão criar um grupo de trabalho que começará a atuar a partir desta semana.

“Queremos somar ações. Por exemplo, se a CAR cria um centro de benefíciamento de produtos para um grupo de agricultores, a Seagri entra com a assistência técnica rural e como facilitador na busca de financiamento para o empreendimento, através de seus parceiros, como o Banco do Nordeste”, cita o superintendente de Agricultura Familiar.