Para quem está procurando curtir a folia com tranqüilidade e animação uma boa opção é o Carnaval do Circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador, que a cada ano tem se firmado como o preferido das pessoas que querem participar de uma festa onde irreverência combina com tradição.

Pelas ruas, praças e becos do Pelô, o Carnaval se faz com desfiles de grupos de samba, blocos de percussão, travestidos, sopros e afoxés, com interação total do público. A programação, tranqüila e plural, é reforçada pela organização da equipe do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) da Secretaria da Cultura.

O bloco Eterna Juventude foi um dos que brilharam nas noites de sábado e de domingo no circuito, devendo desfilar também nesta terça-feira. O Carnaval do Centro Histórico conta ainda com um cortejo de 197 integrantes, todos com fantasias de materiais reciclados, que percorrem as ruas do Pelô acompanhados por uma bandinha de sopro tocando marchinhas dos antigos carnavais.

O grupo é mobilizado pelo artista plástico Joaquim Assis, que faz um trabalho com pessoas da terceira idade que moram no Pelourinho. Durante todo o ano, as fantasias são meticulosamente preparadas, com riqueza de detalhes. Já são sete anos de desfiles do grupo no Carnaval, que já está se tornando uma tradição no Centro Histórico.