Ao encontrar com o governador Jaques Wagner em meio à folia baiana, o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, aproveitou para discutir a possibilidade de estender para o Comércio as atrações do Carnaval, aproveitando a área do porto para desenvolver um receptivo especial aos turistas que vêm para a folia.

“É mais um projeto à altura de tudo que vocês vêm realizando com muita competência em prol do turismo no estado”, disse o ministro, sem antecipar maiores detalhes. O projeto será analisado pelas equipes técnicas estadual e federal após a festa.

Mares Guia escolheu a Bahia para passar todos os dias de Carnaval. “É uma maravilha que todo mundo tem de vir ver, pelo aspecto da cultura, da música e da alegria do povo dessa terra”, disse.

Mesmo nos dias em que acompanha Wagner na festa de Pernambuco e Rio de Janeiro, hoje (17) e amanhã, o ministro retornará a Salvador, “ainda a tempo de aproveitar as horas restantes na folia baiana”.

É a segunda vez que Mares Guia vem ao Carnaval baiano. “Estive aqui no ano passado, mas muito rapidamente. Agora vim aproveitar toda a festa”, afirmou, ao dançar animadamente ao lado da mulher, Sheila, no Museu du Ritmo.

O museu foi aberto recentemente por Carlinhos Brown, que reformou as ruínas do casarão do antigo Museu do Ouro, no Comércio, fora do circuito tradicional da festa baiana.

O ministro assistiu ao show de Zélia Duncan, ao lado de Wagner e da primeira-dama Fátima Mendonça. “Vocês da Bahia estão de parabéns por essa diversidade cultural e pelo patrimônio natural que fazem o turismo acelerar nesse estado, com projetos inovadores e novos atrativos, como o Museu du Ritmo, atraindo mais investidores e turistas”, declarou.

O governador, que havia visitado o casarão ainda quando estava em reforma, cumprimentou novamente Brown. “Essa iniciativa dos nossos artistas, mais do que a simples indústria do entretenimento, busca desenvolver projetos culturais que engrandecem ainda mais este Carnaval de sucesso”, afirmou.

‘Afródromo’

“O grande sucesso é o êxito desse estado, que é o imperador determinante da positividade e da alegria”, disse Brown. Ele apóia o projeto de ampliar o circuito do Carnaval para o Comércio.

“Da nossa parte, pensamos em transformar aqui, já no ano que vem, em um ‘afródromo’, com o desfile de blocos e demais entidades afro, cujas sedes já funcionam perto dessa área, a exemplo do Olodum, Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy”, afirmou.

Depois de visitar o Museu du Ritmo, Wagner e Mares Guia seguiram para o Camarote 2222, do ministro da Cultura, Gilberto Gil. Do trio elétrico batizado com o mesmo nome, Gil cumprimentou as autoridades: “Nossas homenagens a vocês neste belo Carnaval, que é um presente para todos nós”, disse, em nome dos demais artistas que estavam com ele no trio – Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Lulu Santos e Preta Gil.