O Centro de Informações Antiveneno (Ciave), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, contabilizou apenas duas ocorrências relacionadas ao Carnaval até hoje (19), ambas de intoxicação por uso de drogas. A primeira ocorreu no dia 17, tendo o folião sido atendido no posto médico da Piedade e a segunda ontem (18), com atendimento no posto médico do Campo Grande.

Fora as ocorrências relacionadas ao circuito, o Ciave contabilizou até as 10h de hoje (19), 60 solicitações, a maioria por intoxicação medicamentosa. O centro controla e mantém um banco de antídotos e é responsável pela distribuição desses medicamentos para toda a rede estadual de saúde.

Considerado pela Organização Mundial de Saúde como um centro de excelência em toxicologia no país, o Ciave integra o Sistema Nacional de Informações Toxicológicas e é responsável pelo fornecimento de informações toxicológicas para a Bahia e outros estados do Nordeste. Entre outras ações, fornece orientação, diagnóstico e terapêutica de pacientes intoxicados, além de realizar análises toxicológicas de urgência e identificar animais peçonhentos e plantas venenosas.