O policiamento no Centro Histórico de Salvador, reforçado neste verão com o aumento do efetivo do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), contará com mais câmeras fixas, além das 12 já existentes, para o monitoramento das ruas do Pelourinho, um dos pontos turísticos mais freqüentados  da Capital. O investimento foi anunciado pelo secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, ao visitar as sedes do 18º BPM e da Delegacia Especial de Proteção ao Turista (Deltur). 

Acompanhado do comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Nílton Régis Mascarenhas, da titular da Deltur, delegada Maritta Souza, e do  comandante do 18º BPM, tenente-coronel Hélio Alves Gondim, o secretário conheceu o funcionamento do sistema fechado de televisão. O sistema, de tecnologia israelense, monitora o Pelourinho 24 horas.

“Vamos ampliar o número de câmeras no Centro Histórico para prestar um  trabalho de prevenção cada vez melhor a quem visita Salvador e ao cidadão soteropolitano”, disse Paulo Bezerra, ao manifestar a intenção de investir na qualificação dos policiais para atendimento ao turista. “Os policiais do 18º BPM estão bem preparados para atender aos visitantes. Muitos deles falam inglês, francês e espanhol e podem tornar-se multiplicadores”, observou o secretário.

Responsável pela segurança do Centro Histórico e adjacências, o 18º BPM tem intensificado as ações de prevenção e repressão à violência e a criminalidade em toda a sua área de abrangência, que corresponde a 22 quilômetros, a partir do Santo Antônio além do Carmo, até os bairros da Vitória e Canela.

O batalhão está instalado num prédio secular ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, sendo dividido em seis companhias, distribuídas por área. De acordo com o comandante do Batalhão, tenente coronel Hélio Gondim, a unidade conta com um efetivo  de 475 policiais e, neste verão, ganhou o reforço de mais 65 profissionais. O 18º BPM também mantém um serviço de escolta de turistas.

Para o policiamento do sítio histórico de Salvador, o 18º BPM conta com a parceria da Delegacia Especial de Proteção ao Turista (Deltur), proporcionando uma melhor atenção ao visitante nacional ou estrangeiro que necessite de auxílio durante sua estada na capital baiana. Como muitos policiais do batalhão, parte dos agentes da Deltur fala inglês, espanhol, francês e outros idiomas.