Já está tudo pronto para o desfile do 7 de Setembro. A solenidade cívica em homenagem aos 185 anos da Independência será iniciada à 9h desta sexta-feira (7), no Campo Grande. Organizado este ano pelo Exército, o evento, que deverá reunir cerca de 5 mil civis e militares no desfile pelas ruas de Salvador, começa com a revista das tropas pelo vice-almirante Fernando Studart Weimer, comandante do II Distrito Naval, acompanhado pelo governador Jaques Wagner.
Após a revista, que será feita em carro aberto, sob o som do Hino Nacional executado pela banda do Corpo de Bombeiros, o vice-almirante, o governador e o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, vão hastear as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, seguindo para o palanque oficial, instalado na Praça do Campo Grande, de onde acompanham o desfile.
Cerca de três mil militares integrantes das Forças Armadas, além de ex-compatentes da Força Expedicionária Brasileira, integrantes das polícias Militar e Rodoviária e do Salvamar participam do desfile, que sairá do Corredor da Vitória em direção à Praça Castro Alves. Outros 1.820 civis, representantes de escolas das redes pública estadual e municipal, associações e entidades organizadas vão desfilar em homenagem à data máxima da Independência do Brasil.
A Polícia Militar marca presença no desfile cívico com cerca de 1.500 policiais integrantes de unidades operacionais e de ensino da corporação. Além disso, este ano, a PM amplia sua participação com a presença do Grupamento Aéreo (Graer), que vai às ruas com todo o seu efetivo de 58 policiais militares.
Além dos militares que integrarão o desfile, outros 985 estarão presentes em todo o itinerário visando garantir a segurança dos cidadãos que irão assistir ao evento. Por se tratar de feriado nacional, as unidades operacionais da PM intensificarão o policiamento ostensivo nas principais áreas de lazer da cidade, nas estações de transbordo e pontos de ônibus.
Das 6 ás 12h, o trânsito será interditado nas regiões do Corredor da Vitória, Avenida Sete, nas ruas Euclides da Cunha e Chile e nas ladeiras da Montanha e da Praça. Os moradores dessas localidades devem estar atentos para não deixarem seus carros estacionados nas ruas durante esse período.