De hoje (30) até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os escritórios regionais e casas de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) no interior estão organizando uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente. A programação – que inclui debates, seminário, mesas-redondas e exibição de filmes com temática ambiental – começou por Jequié e prossegue em Barreiras e Eunápolis.

Hoje pela manhã,  na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié. o superintendente de Biodiversidade Florestas e Unidades de Conservação da Semarh, Marcos Ferreira, abordou o tema Políticas Públicas para Proteção e Conservação da Mata Atlântica. Na oportunidade, o diretor de Biodiversidade da Semarh, Milson Batista, apresentou o Projeto Corredores Ecológicos, e à tarde, professores  da Uesb debateram o tema Biodiversidade, em subtemas como Mata de Cipó, Matas Pluviais, Zoologia e Manutenção das Florestas para os Ecossistemas Aquáticos.

Nos dias 4 e 5 de junho, a Semarh, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Eunápolis, realiza o I Seminário de Meio Ambiente: uma questão multidisciplinar. A abertura do evento terá um colorido especial, com a apresentação da peça teatral Quando a Natureza é Bela. À noite, o representante do Cefet, Paulo Marinho, ministra a palestra O Meio Ambiente e a Intervenção Antrópica

No dia 5 de junho, o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Caraíva-Trancoso, José Francisco, participa do seminário abordando o tema Gestão das Unidades de Conservação, destacando a importância da ampliação das oito unidades do extremo-sul do estado.

A programação prossegue no município de Barreiras, com exibição de filme, palestras, mesa-redonda e apresentações de trabalhos acadêmicos na VI Semana do Meio Ambiente. Na oportunidade, o coordenador das unidades regionais do oeste, João Bosco, explicará o trabalho e as ações desenvolvidas pela Semarh no interior.