O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em parceria com o Programa Pelourinho Cultura e Arte e a Fundação Gregório de Matos, realizou na terça-feira (27), no Largo do Pelourinho, uma comemoração antecipando os 458 anos da cidade de Salvador, que acontece hoje (29).

O evento Ora pro nobis foi aberto com uma missa campal, realizada em frente à Casa de Jorge Amado, em um palco montado no coração do Centro Histórico. A celebração eucarística começou às 18h, conduzida pelo padre Joseval Lemos Barbosa, da Igreja do Rosário dos Pretos, que pediu paz para a população soteropolitana, convidando as pessoas a participarem da comunhão e, por fim, abençoou todos os cantos da cidade. Em meio à celebração, a poetisa e diretora do teatro XVIII, Aninha Franco, fez uma homenagem a Salvador recitando o poema Acordo com Deus.

O diretor do Ipac, Frederico Mendonça, prestigiou o evento, juntamente com Ivana Souto, diretora do Programa Pelourinho, Cultura e Arte. Segundo Ivana, essa comemoração inicia uma nova etapa que incrementa a arte e a cultura. A população local não foi esquecida, pois estão sendo idealizados projetos voltados para o desenvolvimento social e comunitário.

Presentes na comemoração Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon, Aloísio Menezes, que teve participação especial cantando no final da missa e, para encerrar, a cantora Mariene de Castro levou para o Largo do Pelourinho o show Santo de Casa.