Uma comitiva governamental visita, entre amanhã (26) e quinta-feira (28), os municípios de Santa Brígida, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Antas e Novo Triunfo, na região nordeste do estado, para apresentar o Projeto de Desenvolvimento de Comunidades Rurais nas Áreas Mais Carentes do Estado da Bahia (Terra de Valor)

O projeto, que será apresentado pelo diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa, já foi debatido e mostrado para produtores e agricultores familiares em 27 municípios. Por possuir uma proposta ampla, com ações em diversas áreas, o Terra de Valor está contando com a presença de representantes das secretarias interessadas em formular e planejar o trabalho a ser desenvolvido em cada localidade.

Integram o grupo o vice-governador, Edmundo Pereira, a primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, o secretário do Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, e técnicos das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Cultura (Secult), de Promoção da Igualdade (Sepromi), do Desenvolvimento e Combate à Pobreza (Sedes), da Cerb, da Adab e da EBDA, entre outros órgãos.

No encontro, a equipe discutirá com as comunidades locais a melhor forma de promover o desenvolvimento regional, com foco em ações  de capacitação, apoio a ações culturais e de geração de emprego e renda, promoção da eqüidade de gênero e infra-estrutura social e produtiva, entre outras. O ciclo de debates integra a agenda de compromissos que a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a CAR devem cumprir até o dia 28 deste mês nos 34 municípios baianos das regiões nordeste e sudoeste com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) na área de abrangência do projeto.

Executado pela Sedir, através da CAR, empresa vinculada à secretaria, o Terra de Valor tem como meta beneficiar 90 mil homens, mulheres e jovens, sendo 35 mil diretamente e 55 mil indiretamente. Para a sua execução, contará com US$ 60 milhões divididos igualmente entre o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Governo do Estado.

Está também assegurada uma doação do Fida à Bahia, no valor de US$ 500 mil, para o desenvolvimento de dois projetos-piloto de biodiesel, a partir da mamona produzida pelos pequenos produtores rurais assistidos pelo Terra de Valor.