Até a sua conclusão, em 2012, o empreendimento Guarajuba, um complexo turístico hoteleiro que será construído pelo grupo espanhol Sol Meliá em Camaçari, deverá gerar mil empregos diretos na Bahia. A previsão é dos representantes do grupo, que tiveram hoje (9) um encontro com o governador Jaques Wagner, na Governadoria, para tratar do assunto e concretizar negócios com o Estado. O empreendimento consiste em três hotéis com mil quartos, na praia de Guarajuba. A primeira etapa da obra deve estar concluída em janeiro do ano que vem, quando um hotel com 300 quartos já estará pronto e com um saldo de 400 empregos diretos gerados.

Ao solicitar ao governador apoio para o projeto, o diretor geral do Sol Meliá para o Brasil e para a América do Sul, Rui Manuel Oliveira, afirmou que o desenvolvimento turístico da Bahia é importante para o grupo. “Percebemos que o potencial do estado para o turismo está mais maduro. Por essas e outras razões, a Bahia desperta o interesse da Europa”. Na visita, também estava presente o diretor geral do Sol Meliá, Carlos Horno Octavio.

No Brasil há 12 anos, o grupo Meliá conta com 24 hotéis espalhados pelo Brasil, em estados como São Paulo, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Com 350 hotéis em 30 países, o Meliá destaca-se também como uma das maiores cadeias de operações de hotéis tipo resort do mundo. É ainda a terceira maior cadeia da Europa e contabiliza cerca de 150 hotéis somente na Espanha.