Os novos integrantes do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen/BA) tomaram posse, ontem (30), na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Esta foi a primeira reunião Conen, cujos conselheiros foram nomeados através de decreto governamental, incluindo a Secretária da Justiça, Marília Muricy, que presidirá o Conselho.

Composto por diversos profissionais das mais variadas áreas de envolvimento com entorpecentes, foi proposto durante a reunião que representantes de usuários e de seus familiares integrassem o corpo do Conselho. A proposta visa agregar informações e pontos de vistas diferentes da situação.

Algumas ações preventivas foram debatidas entre os Conselheiros. A Secretária Marília Muricy destacou a importância da criação de alternativas sócio-culturais e educativas, por exemplo, para a população jovem.

O Conen tem como foco a prevenção do abuso das drogas e a redução dos danos que ela provoca. Com esse objetivo alguns grupos de trabalho foram criados durante a reunião. Um grupo irá tratar da necessidade de capacitação dos diversos profissionais da sociedade para a prática da prevenção. Um segundo grupo organizará a 5º Semana Estadual Sobre Drogas, que se realizará entre os dias 24 e 31 de julho.

Um terceiro grupo ficará responsável em abordar a municipalização de políticas públicas sobre drogas no intuito de que cada município desenvolva ações de mobilização. A massificação de informações e criações de serviços de atenção à população envolvida com entorpecentes, bem como a promoção de atendimentos psiquiátricos, são algumas das ações que os municípios poderiam promover.