Mais de 50 municípios da microrregião de Irecê, da Chapada Diamantina e do Piemonte do Paraguaçu estarão representados, amanhã (3), na Conferência Territorial sobre Desenvolvimento Sustentável com foco no papel da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será aberto às 9h, no Hotel Golden Palace, em Irecê, com uma palestra do secretário Ildes Ferreira.

Ferreira vai fazer um breve resumo das conferências já realizadas e apresentar os programas, projetos e ações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com destaque para o Programa de Inclusão Sócio-digital, a implantação do Parque Tecnológico e a produção do biodiesel. Em suas viagens pelo interior do estado, o secretário vem acenando com uma parceria permanente com a sociedade civil organizada para levar a toda a Bahia os projetos da Secti.

Após a apresentação do secretário, será aberto o debate sobre as necessidades dos territórios que podem ser atendidas com o apoio da Ciência, Tecnologia e Inovação. À tarde, essas demandas serão relacionadas através de uma reunião de grupos de trabalho e encaminhadas para a Secti. Com isso, será definida uma agenda de compromissos entre a secretaria e os três territórios representados na conferência.

Da microrregião de Irecê, além do município sede, vão participar da Conferência América Dourado, Barra do Mendes, Central, Ibipeba, Gentio do Ouro, Lapão e Xique-Xique, dentre outras localidades. Da Chapada Diamantina estarão representados Abaíra, Lençóis, Palmeiras, Mucugê, Andaraí, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha e Malhada, dentre outros.

Do Piemonte do Paraguaçu foram convidadas Ruy Barbosa, Itaberaba, Rafael Jambeiro, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Piritiba, Mundo Novo, Tapiramutá e Miguel Calmon. Depois de Irecê, a próxima Conferência será em Juazeiro, no dia 23.